domingo, 23 de outubro de 2011

Sismo na Turquia

Uma infeliz situação, onde o Apoio Psicossocial pode dar uma colaboração muito importante, junto da população e de todos aqueles que fazem o Socorro.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Catastrofe, Diluvio na Madeira

Video com algumas Imagens que recolhemos Durante a Intervenção na Ilha da Madeira em Fevereiro de 2010.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Histórias do incêndio do Chiado.








Esta é uma daquelas historias que vale a pena partilhar e que nos faz perceber da importância do Apoio Psicossocial.


Ao que parece, e talvez sem lhe chamarem nome algum, as "Senhoras da Cruz Vermelha" foram as Técnicas de Apoio Psicossocial de Serviço.




Um excelente exemplo de algo que vemos com frequência, o arriscar a vida por um animal, que pode ter varias formas, o amigo e companheiro de todos os dias, o nosso meio de sustento (produtores de gado) ou o impulso humano, por vezes o altruísmo irreflectido do Salvar.

Intervenção Psicologina na Crise - Incêndios Florestais



A Intervenção Psicologica na Crise em Incendios Florestais, não tem sido utilizada com frequência no nosso País.
Podemos perguntarmo-nos da sua necessidade num teatro de operções complexo, muitas vez disperso e com um grande numero de meios envolvidos.
Fica apenas uma curta reflexão sobre algumas das situações em que a intervenção Psicossocial (PSS) pode ter um contributo importante:

- Situações em que seja necessário proceder à evacuação de populações (temos estratégias e linhas orientadoras de apoio PSS para essa situação). Permite libertar meios de combate directo e uma primeira estabilização emocional e acompanhamento a quem está a ser evacuado

- Situações de perda, de pessoas e/ou bens

- Sempre que Bombeiros ou outros Agentes de Protecção Civil se tenham deparado como situações altamente ansiogênicas (perda colegas; cercados pelo fogo; perda de veiculos)

Esta são com toda a certeza algumas das situações mais comuns, e que deveriam merecer uma activação de apoio PSS, não só no que respeita aos agentes de Protecção Civil, mas também a toda a população directamente envolvida na situação de Crise, emergência ou Catástrofe.